Ricardo Q T Rodrigues Portfólio
Mostra Museu & Covid Art Museum 2021
Exposição 3D – Gestalt da Luz – 2021
Youpick Book – 2020
Ensaio Splash de Tinta (Tutorial e Vídeo)
Brasília Photo Show 2020 - Silver Medal – Categoria PET
Brasília Photo Show 2020 – Bronze Medal – Categoria Esporte
Brasília Photo Show 2020 – Bronze Medal – Categoria Randômica
Foto selecionada para Exposição no Stills Centre for Photography -Edimburgh - 40 FOTOS SELECIONADAS EM UM UNIVERSO DE 136 MIL
4° Photo Nature Brasil 2020 – Menção Honrosa
35 Awards Motion:Dance contest 2020 – Top Photographer
35 Awards Summer Sports contest 2020 - Top Photographer
35 Awards Motion Black & White contest 2020 - Top Photographer
EXT Magazine 4 2020
EXT Magazine 1 2017-2020
EPTV Terra da Gente
Matéria realizada a partir da Exposição Aves de Extrema, onde a EPTV conheceu a Reserva Florestal do Sauá, aonde localiza-se a Tipuana Art Gallery
EXPOSIÇÕES 2017
NEW YORK USA SEPT Your Kodak Moments @Usagi Galler NY
EDINBURG SCOTLAND AUG Unposed @Whitespace76
BERLIN GERMANY JUN Emotional Photography @BerlinBlue Art Gallery
MILAN ITALY MARCH Minimalism @MIA Photo Fair
Brasília Photo Show 2019 – Menção Honrosa – Categoria Randômica
Titular do audiovisual do Conselho Municipal de Cultura de Extrema – 2017/2019
EXT Magazine 2 2019
Lançamento do Livro Photos.EXT na Galeria Tipuana – 2019
Catálogo Produção Associada ao Turismo 2018
Matéria Jornal Gazeta da Cidade - 2018
Plano Municipal de Cultura de Extrema 2018-2027
Fotografe Melhor N° 263 2018
Moção de Congratulações e Aplausos concedida pela Câmara Municipal de Extrema pelo dia do “Repórter Fotográfico” – 2017
Matéria Jornal Gazeta da Cidade – 2017
Projeto CAPS ( Centro de Atenção Psicossocial) 2019
Projeto de cunho social, visando a inclusão através da fotografia
Matéria Jornal Gazeta da Cidade – 2017
GuruShots Book Everyday Oblects 2017
GuruShots Book Big Nature 2017
GuruShots Book Powerful Shots 2017
Para o portfolio completo favor acessar o link abaixo:
https://www.ricardoqtrodrigues.com.br/Curr%C3%ADculo-comprobat%C3%B3rio/Leitura por Cléber Medeiros
https://youtu.be/xVzZjU4TIls
Pensando em simplificar a vida dos fotógrafos iniciantes, o Fotógrafo Cleber Medeiros lançou em 2014 – pela extinta Foto em Revista – o DVD “Esquemas incríveis com apenas 1 fonte de luz”, considerado por muitos profissionais a melhor vídeo aula no segmento nacional.
O DVD dirigido pelo renomado Leandro Nunes tornou-se mídia de apoio didático nas principais escolas de fotografia do Brasil e alguns meses depois desembarcou no Japão, tornando-se referência nas escolas de fotografia dirigidas por fotógrafos nisseis.
Durante a palestra Luz descomplicada, Medeiros mostrará ao vivo alguns esquemas simples de serem reproduzidos, de fácil entendimento físico e forte apelo visual, além de responder as dúvidas dos espectadores em tempo real.
Cléber Medeiros fotografa profissionalmente a 23 anos com principal ênfase nas áreas de Moda, Retratos e campanhas publicitárias.
Formado e pós graduado em artes visuais, complementou os conhecimentos em curso livres de Photoshop, Fotografia de Cinema, Nú Editorial, Fotografia de Moda, dentre outros.
Compartilha seus conhecimentos com outros fotógrafos ministrando cursos de fotografia em várias instituições e projetos desde 1997, sendo ainda consultor privado para empresas e profissionais liberais.
Foi professor de fotografia no Projeto Saber, SEBRAE, ETFB, Ministério da Saúde, Universidade Paulista – UNIP (nos cursos de graduação em Propaganda & Marketing e Jornalismo Depto de Comunicação) e FAC-Brasília (curso de graduação em Publicidade, Depto Comunicação).
Para o mercado publicitário, já trabalhou com grandes agências nacionais e na SUPRES (Agência interna responsável pelas campanhas publicitárias do Senado Federal), onde foi responsável pela padronização e autor das fotos oficiais dos 81 senadores da República.
No seleto mercado de assessorias de imprensa – ramo em que não atua mais – teve em seu currículo trabalhos realizados para grandes empresas e instituições como o Instituto Pão de Açúcar, UPIS, Public Image, São Geraldo, ABRACE, SCA, Ministério da Saúde, entre outras.
Foi membro de comissões julgadoras em vários concursos de fotografia, como o promovido pela ASDIN (Associação dos Funcionários da Imprensa Nacional), UPIS (União Pioneira de Integração Social), SENAD (Secretaria Nacional Anti-Drogas), Digifórum, entre outros, ainda sendo convidado frequentemente para compor novas bancas.
No meio editorial, tem trabalhos publicados nas revistas Finíssimo, Vitrine Capital, Casa Cláudia, Caderno Viver Melhor em Brasília – Veja, Revista Frade, Revista Excelência, Revista Foco e vários jornais classistas, além de trabalhos por encomenda ou através de banco de imagens para ilustração de livros diversos e encartes de álbuns fonográficos.
Foi colunista das revistas especializadas Photos & Imagens e Photomagazine, com artigos sobre iluminação de estúdio e testes de equipamentos, além de disponibilizar vídeo-aulas gratuitas no youtube.
Foi editor da revista eletrônica Foto em Revista, autor do livro Guia de técnicas e poses para modelos e dos DVDs da série Esquemas incríveis de iluminação (com apenas 1, 2 ou 3 fontes de luz respectivamente), dirigidos por Leandro Nunes.
Ainda acredita que muito pode ser feito na fotografia digital pensada analogicamente:
http://iphotochannel.com.br/index.php/autoral/brasiliense-veste-corpos-com-luz/“
Atualmente é coordenador dos cursos de graduação e de extensão da Universidade da Fotografia – UPIS/Brasília.Momento de Fé ( Foto comentada no Bola na Trave)
Gostaria de contar de como ela foi feita, pois rendeu uma boa história
Tudo começou numa cobertura fotográfica na Igreja, durante as celebrações da Festa de Santa Rita padroeira da cidade. Quando eu vi a Urna veio a minha cabeça a imagem da foto que queria fazer, mas da idealização a consumação do projeto existe um longo caminho. Segundo a Lei de Murph Se pode dar errado, dará errado.
O Coroinha tinha comprado uma câmera e eu estava dando uma força no seu aprendizado, contei a minha ideia e ele não teve dúvida. Vamos falar com o padre.
E lá fomos nós, depois de gastar muita saliva, mesmo reticente o padre consentiu. Às 6 da manhã eu iria com o Felipe , o coroinha, ele abriria a Igreja para colocar a câmera no topo da urna
Às 6 da matina estávamos lá com minha escada, depois de muito custo conseguimos colocar a escada dentro da sala pela porta lateral, pois, era muito difícil entrar com ela, pois, não havia muito espaço para manobras e a urna toda de vidro. Que medo!!!!!
Primeiro problema, não consegui alcançar o topo da Urna, precisava de uma escada maior que passasse o topo da urna, bateu o desespero onde arrumar uma escada deste porte. Recorri a um amigo que tinha uma loja de equipamentos de construção, fui buscar, coloquei 2,5 metros de escada dentro do carro e os 3 metros foram do lado de fora sendo segurados pelo Felipe.
Quando chegamos na Igreja a missa tinha começado.
Tentamos entrar pela porta lateral da sala da urna, o silêncio era tão grande quanto o som seco do metal da escada sendo montada, mesmo com todo cuidado para evitá-lo.
Nada feito, a escada era longa demais. A sala da Urna fica ao lado do altar, o padre não consegue ver o que está acontecendo mas os fiéis conseguem.
Projeto abortado! Mas o Felipe não se deu por vencido. Vamos pela porta da frente! Mas e a missa! Retruquei .Eu me viro com o padre depois.
E lá fomos nós pela porta da frente com uma escada enorme, com o padre fuzilando com o olhar o Felipe e os fiéis com sentimentos não muito cristãos a meu respeito. Chegamos na sala tirando fina das estátuas pelo caminho mais um pouco de barulho e estou no topo da urna.
Mais um problema o vidro estava muito sujo devido a uma goteira, peguei uma camiseta e comecei a limpar o que dava perante aos olhares estarrecidos dos presentes, só faltava quebrar o vidro e o fotógrafo gordinho parar em cima da Santa
Pronto: a câmera no topo da urna, testei o controle remoto, tudo certo para a grande foto. Colocamos a escada de pé num canto e agora esperar e registrar as imagens.
Um erro fatal na correria esqueci de configurar a câmera para não entrar em hibernação.
Uma multidão em volta da Santa e minha câmera dormindo lá em cima
Esta foto foi do último fiel ao apagar das luzes (quando já estava retirando a câmera)
Como não podia deixar de ser "Bateu na Trave " no Brasília Photo Show
Obs: Mudou o padre já conversei e vamos tentar de novo depois da pandemia
É tudo uma questão de fé, uma hora vai dar certo!
Ricardo Q T Rodrigues