Carlos Augusto Asanuma (Asa)
Editor de Arte de livros didáticos, ilustrador e fotógrafo apaixonado por macrofotografia de insetos e colisão de gotas
Técnica de colisão de gotas
Para fazer as fotos de colisão de gotas utiliza-se lente para macrofotografia, dois flashes, sensores infravermelhos, disparador de gotas, corantes alimentícios e uma bandeja com água.
As fotos são feitas com mínimo de luz e a captura do impacto é registrada pelos flashes.
Técnica para coroas
Usa-se o mesmo equipamentode colisão de gotas. A diferença é que o impacto é registrado em uma placa de acrílico.
Normalmente usa-se leite integral no lugar de água por ser mais espesso.
http://www.flickr.com/photos/asanumaMaxwel Rocha de Meireles
Fotógrafo, especializado em fotografia de natureza e macrofotografia.
Comecei na Fotografia meio por acaso, sempre fui apaixonado pela natureza e suas belezas, no início fotografava animais e flores apenas por hobby, mas com o tempo fui me aperfeiçoando nas técnicas e acabei descobrindo o incrível mundo da Macrofotografia em 2006.
Desde então, a percepção do ambiente ao meu redor mudou, passei a notar melhor os detalhes dos pequenos insetos, aranhas e outros minúsculos seres vivos, com suas cores e formas diferenciadas as vezes me sinto como se estivesse fotografando criaturas de outro planeta.
Atualmente ministro workshops e palestras sobre Macrofotografia e Close-up.
Contato:
Email: maxmrmfotografia@gmail.com
Tei: (21)9894-42158
Web: http://www.macrobrazil.comMamangaba
Mamangaba, besouro-mangangá, marimbondo-manganga, ou ainda vespa-de-rodeio no Brasil e abelhão, abugão ou zangão (o que também pode designar os machos de qualquer espécie de abelha) em Portugal. Mamangava parece ser o mais comum no Brasil. É uma designação comum dada às abelhas do gênero (Bombus), de ampla distribuição no Brasil e em Portugal. Possuem abdome largo e piloso, geralmente de cor negra e amarela. Medem à volta de 3 cm de comprimento.
Estas abelhas podem ser solitárias ou, em certas épocas do ano, sociais. Quando sociais, vivem em colmeias de dez a duzentos indivíduos. São grandes, peludas e emitem um zumbido alto ao voar. São muito importantes na polinização de muitas plantas. Uma mamangava raramente pica, a não ser que seja provocada; caso isso aconteça, a sua ferroada é muito dolorosa. Ao contrário das abelhas do gênero Apis, uma mamangaba pode picar várias vezes.Mosca
Esta é uma mosca comum (mosca caseira ou doméstica) fotografada com a utilização da técnica de empilhamento de foco em macrofotografia, esta técnica consiste em fazer uma série de exposições do assunto com a finalidade de alcançar uma maior profundidade de campo, a técnica é necessária quando se fotografa em grandes ampliações, já que nesses casos, a área de foco efetiva em cada foto é de menos de 1mm. A série de exposições é processada posteriormente via software, formando uma única imagem com foco total.
Empilhamento de foco combinando 62 exposições (fotos),com ampliação de 3,5 x.Saúva limão
Esta é uma formiga popularmente conhecida como saúva limão, esse nome se deve ao fato de que, quando ocasionalmente é esmagada ou perde partes do corpo, ela exala um cheiro muito parecido ao cheiro do limão (fruta).
Saúva é designação comum às formigas, especialmente as do gênero Atta, da família dos formicideos, que conta com cerca de duzentas espécies, elas cortam pedaços de folhas, que carregam para os ninhos a fim de criar os fungos que constituem o seu alimento exclusivo.
Entre outros nomes também são conhecidas popularmente como cabeçuda, caçapó, caiapó, carregadeira, cortadeira, formiga-cabeçuda, formiga-caiapó, formiga-carregadeira, formiga-cortadeira, formiga-da-roça, formiga-de-mandioca, formiga-de-nós, formiga-de-roça, formiga-saúva, lavradeira, manhuara, maniuara, picadeira e roceira.A aranha e a flor
Esta, na minha opinião, é uma das aranhas mais bonitas do planeta, se não a mais bonita.
Além da beleza das cores e de seu formato, ela chama a atenção pela "elegância" com que se movimenta e se posiciona. Na foto podemos observar ela em uma pose defensiva, além de não se intimidar coma aproximação da câmera ainda resolveu me agraciar fazendo esta bela pose.
Aranha que muda de cor!
Não posso deixar de lembrar que esta aranha tem a incrível capacidade de mudar de cor para se camuflar no ambiente, como são normalmente encontradas em flores ela muda sua tonalidade de acordo com a flor que a hospeda, podendo ser, branca, amarela, roxa ou rosa. Pensava-se anteriormente se tratar de 3 espécies diferentes até que pesquisadores descobriram que na verdade se tratava da mesma espécie e que ela mudava de coloração.Aranha Caranguejo
Essa foto foi registrada no dia do meu aniversário (2013), minha namorada e eu conversávamos quando ela avistou uma borboleta "pousada" em um arbusto distante, ao me aproximar e olhar mais atentamente percebi que a borboleta se encontrava em uma posição bem incomum, quando me aproximei ainda mais, avistei uma pequena Aranha Caranguejo que estava na verdade predando a Borboleta Asas de Vidro.
Me surpreende que uma aranha tão pequena seja capaz de capturar uma presa muito maior que ela, além disso, o vento forte empurrava as asas da borboleta e fortemente a aranha se segurava a folha para se sustentar e não perder sua presa.Rodrigo Mazzola
Natural de Bragança Paulista, interior de São Paulo, nasci no dia 28 de abril de 1983; portanto taurino (dizem ser criativo).
Formado em Artes Plásticas, posteriormente, me direcionei em comunicação visual. Cursei Senac e Impacta Tecnologia nos cursos de criação, design gráfico, tratamento digital, editoração eletrônica e fotografia.
Como experiência profissional, trabalhei durante 5 anos na área de criação e fotografia na agência de publicidade Perfil e nas revistas de grande circulação na região Bragantina, Campinas, Ribeirão Preto e Baixada Santista. Por 2 anos estive a frente na criação, tratamento de imagens e fotografia para o e-commerce da centauro.com.br. No ano de 2011 me transferi para dafiti.com.br, onde atualmente sou Coordenador de Fotografia e Estúdio.
Como designer, realizo trabalhos de identidade visual, logotipos e criação de propagandas. Na área de fotografia, ofereço trabalhos de eventos, institucional, casamentos, books, festa infantil, fotografia de produtos e tratamento de imagens.
11 99569-0034
arte.mazzola@gmail.com
http://www.artemazzola.wix.com/rmDe pai para filho.
Depois de tantas tentativas sem sucesso, tive a grande felicidade de um dia acompanhar os bastidores de um circo. Quando criança, sempre encantado e sentado com a pipoca na mão, aguardava aquele mundo todo pronto de fantasias. Impecável, alegre e colorido surgindo na minha frente. Hoje apresento um pouco mais de perto aqueles artistas, homens, mulheres e crianças, unidos na mesma paixão de levar e preservar essa magia nos dias de hoje. Ilustro o olhar do fabricador de sorrisos sinceros e apresento o colorido de quem faz de tudo atrás das cortinas. Revelo as sombras de quem se divide em dois para tudo se transformar em realidade. Muitas vezes tirando a cada dia um coelho da cartola. O prazer foi imenso! Acompanhar aquelas poucas horas já tinha me deixado imensamente feliz. Mas o circo sempre surpreende. Sempre tem uma atração especial. Eis que entra no camarim uma criança sonhadora: “Pai, faz uma maquiagem em mim? A mamãe deixou”.
O encanto e a tradição continua...Ricardo Q. T. Rodrigues
Natural de São Paulo, atuou em diversos ramos, mas sempre tendo na fotografia sua grande paixão.
Hoje trabalha como fotógrafo no Grupo SBF ( Centauro Esportes) e possui um estúdio em Extrema onde fixou residência.
Nestas idas e vindas que a vida proporciona, realizou uma série de Exposições, em São Paulo e Extrema (Brasil), Fort Lauderdale (EUA), Londres Inglaterra.
Com mais de oitenta trabalhos publicados no último ano , tem como destaque cinco imagens na National Geographic Brasil
Na diversidade de atuações, desde ilustrações para livros, fotojornalismo a fotografia de produtos e de natureza, esta mescla de estilos compõe sua marca.